Iniciativas | MBIA

Iniciativa

A MBIA pretende ser promotora do empreendedorismo agrícola em Portugal, atuando através de um conjunto de iniciativas destinadas a empreendedores agrícolas que demonstrem potencial para assegurar competência, escala e qualidade na sua produção.  

Formação

A MBIA vai desenvolver um programa de formação que visa reforçar os conhecimentos dos agricultores portugueses com competências de gestão, empreendedorismo e melhores práticas agrícolas e de pecuária.

Este programa é composto por módulos lecionados por Partners da MBIA e pela própria McDonald’s e o objetivo é que os participantes adquiram competências que contribuam para o crescimento sustentável do seu negócio.

A 1ª Formação da MBIA realizou-se no dia 16 de julho de 2015, contou com a presença de oito empreendedores agrícolas, e compreendeu quatro módulos de formação – (1) Welcome Session, (2) Certificação Global G.A.P., (3) Sistema MAAP – McDonald’s Agricultural Assurance Program, (4) Flagship Farm. 

 

Flagship Farms

A McDonald’s® Europa desenvolve um projeto designado por Flagship Farms. Este projeto partilha casos de sucesso na área da produção agrícola para incentivar o diálogo entre os agricultores, demonstrar os benefícios das práticas sustentáveis ​​e promover a sua adoção em toda a comunidade agrícola.

Os casos são apresentados em www.flagshipfarms.eu/ e demonstram práticas de excelência em pelo menos uma das áreas de sustentabilidade consideradas pela McDonald’s® – Responsabilidade Ética, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Económica.

Para possibilitar a troca de experiências e demonstrar boas práticas de gestão agrícola, os participantes da formação da MBIA irão visitar uma exploração Flagship Farm.

 

Programa Flagship Farms

O programa “Flagship Farms” resulta de uma parceria entre a McDonald’s® e a Food Animal Initiative (FAI) e destina-se a promover e partilhar práticas agrícolas sustentáveis, através da apresentação de casos reais de explorações que fornecem a McDonald’s® Europa.

Atualmente, na Europa, existem 19 Flagship Farms que são apresentadas no site do programa, onde é possível conhecer em detalhe as boas práticas aplicadas nestas explorações de referência.

Estas explorações são um exemplo pelas boas práticas que aplicam em áreas como o uso do solo, a gestão da água e da energia, o bem-estar animal e a qualidade de vida dos seus colaboradores.

O principal objetivo deste programa é encorajar o diálogo entre os agricultores para incentivar a adoção mais ampla de práticas sustentáveis por toda a comunidade agrícola.

Para conhecer algumas das quintas que fazem parte deste programa aceda a:

http://www.flagshipfarms.eu/flagship-farms.php

Para identificar estas explorações de referência, foi criada uma Matriz de Boas Práticas baseada em três áreas de atuação: Responsabilidade Ética, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Económica.

A Responsabilidade Ética inclui as atividades relacionadas com o bem-estar dos colaboradores, saúde e bem-estar animal, ética de negócios e relação com os fornecedores e preservação da paisagem rural.

A Responsabilidade Ambiental abrange as ações que afetam as alterações climáticas, a gestão dos recursos naturais (solo, água e ar), a utilização de agrotecnologia, a proteção do ecossistema e a gestão dos resíduos.

A Responsabilidade Económica diz respeito à capacidade da exploração em produzir continuamente com uma elevada qualidade e ao investimento que faz na comunidade.

Para consultar em detalhe a Matriz de Boas Práticas do Programa Flagship Farms e conhecer cada um dos indicadores de referência clique em: http://www.flagshipfarms.eu/good-practive-matrix.php ou aceda ao Knowledge Center, onde terá esta informação em português.

 

 

Sessões de Networking

A MBIA organiza sessões de networking onde promove a realização de encontros para estabelecer parcerias e criar sinergias para a criação e crescimento do negócio. O objetivo é que nestas sessões estejam presentes empreendedores agrícolas, proprietários de terrenos agrícolas, investidores e empresas do setor.

Os interessados em participar nas sessões de networking da MBIA devem registar-se no Knowledge Center.